Proteção contra gripes e resfriados

junho 26, 2017

Olá meus amores, 
tudo bem com vocês?
Sempre que passamos por uma mudança repentina de temperatura, as incidências de gripes e resfriados tendem a aumentar. Mas qual é a diferença entre os dois? Existe uma maneira de prevenir essas doenças? O que fazer quando somos atingidos por elas? No artigo a seguir, o Dr. Nael Hwas, coordenador do Pronto Socorro Adulto do Hospital San Paolo, situado na zona norte de São Paulo, fala sobre o assunto e traz instruções interessantes. 

Por Dr. Nael Hwas
Ultimamente é muito comum ouvir que “o clima está uma loucura”. De fato, as estações parecem estar cada vez mais “indefinidas”, e a mudança brusca de temperatura tem sido comum. Isso, somado a outros diversos fatores, favorece o aparecimento de gripes e resfriados com mais frequência. Mas você sabe identificar quando está resfriado ou gripado?

A maioria das pessoas não conhece a diferença entre os dois. O resfriado comum é uma infecção viral e traz sintomas mais leves como congestão nasal, coriza clara e espirros. A gripe também é uma infecção viral; mas nesse caso já surgem a febre alta, cefaleia (dores de cabeça), dores no corpo, mal-estar, tosse seca, dor de garganta e coriza. Geralmente, dura entre sete e 10 dias e também pode desencadear complicações como sinusite bacteriana, otite média e pneumonia.

O profissional de saúde consegue saber se é um resfriado simples ou uma gripe avaliando o histórico clínico do paciente e realizando o exame físico. Assim, é possível fornecer um diagnóstico preciso.

Os resfriados podem ser prevenidos com medidas simples e que vão muito além do consumo de vitamina C. Boa alimentação, hidratação e higiene nasal também podem ajudar. A gripe, por sua vez, pode ser prevenida por meio da vacina anual. É importante estar sempre atento às campanhas nacionais de vacinação e seus prazos.

Não podemos esquecer, também, de proteger as crianças. A partir dos seis meses de vida a vacinação já pode ser aplicada; e, quando houver suspeita de qualquer complicação respiratória, é imprescindível levar a criança para uma consulta médica. O mesmo vale para os adultos, que têm o hábito de se automedicar. O ideal é buscar orientação especializada.

Dr. Nael Hwas é coordenador do Pronto Socorro Adulto do Hospital San Paolo, centro hospitalar localizado na zona norte de São Paulo.

  • Share:

You Might Also Like

44 comentários

  1. Post muito importante, principalmente agora no inverno. Eu sempre gripo e tenho mania de me auto medicar, isso eh uma erro que muitos cometem! Tenho vontade de tomar a vacina mas sempre deixo pra depois. Ótimo post, um bjosss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Tamara! É muito comum as pessoas griparem nessa época do ano e muitos comentem o erro de se automedicar sem saber ai certo se tem gripe ou resfriado. Eu fiquei com medo de tomar a vacina, mas quem sabe da próxima.
      Beijos!

      Excluir
  2. Nossa, boas dicas! Eu podia ter tomado a vacina, mas confesso que fiquei com medo, pois todo mundo que toma acaba gripando. Eu tento me proteger da gripe com alimentação e higiene pessoal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tive um pouco de receio da vacina. É sempre bom ter uma ótima alimentação,com legumes e verduras...assim temos menos chances de ficar doentes.
      Beijos!

      Excluir
  3. Oi tudo bem?
    Nessas temperaturas loucas aqui do Sul, todo cuidado é pouco afinal em um dia está 30 graus e no outro 4 ( sim bem assim mesmo) venho me cuidando afinal ninguém merece pegar um resfriado/gripe.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo ótimo Tais! O sul é mesmo uma caixinha de surpresas rs'
      Tem que se cuidar ao máximo para não ficar doente.
      Beijos!

      Excluir
  4. Boa tarde, como vai? Gostei bastante das dicas, já que nesse tempo frio é bem mais facil ficar resfriada, e com essas suas dicas . Principalmente a vitamina c que é ideal para todos, eu mesma mesmo sem estar com nenhum tipo de resfiado eu sempre compro aquelas vitaminas c da farmacia, já para evitar. ótimas dicas.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem comigo Garota delicada! Essa dica da vitamina C é super válida para qualquer gripe e resfriado. Além de precaver, nós deixa mais fortes e resistentes.
      Beijos!

      Excluir
  5. Eu estou com uma gripe tão grande adorei saber sobre essa proteção contra resfriados vou me previnir com suas dicas beijos sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso ai Paula, segue direitinho que logo logo você vai ficar boa.
      Mil melhoras pra ti.
      Beijos!

      Excluir
  6. Oi,
    Adorei a sua publicação, realmente com essas mudanças de temperaturas as pessoas precisão ter mais cuidado para não pegar resfriados, principalmente as crianças.

    Beijos :*

    Literatura Por Amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do post!
      Essas dicas são ótimas para os pequenos, não é mesmo? ainda mais eles que são bastantes frágeis a essa época do ano.
      Beijos!

      Excluir
  7. seu post foi de grande valia, principalmente agora que nesse tempo de muito frio e as pessoas ficam doentes mais faceis.
    Sua dicas vão ajuda-los muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é verdade! Essa época do ano é meio chatinha por conta disso. Que bom que o post te ajudou.
      Beijos!

      Excluir
  8. Post maravilhoso e de grande ajuda, eu sempre fico resfriada nessa época do ano então tento enjerir bastante vitamina C por sei que faz muito bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre bom mesmo nos prevenir do que remediar. Que bom que o post lhe agradou!
      Beijos!

      Excluir
  9. Boa noite.
    Dicas ótimas e que são super úteis. Parabéns pelo post, ficou incrível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Mari! Fico muuito feliz que tenha gostado do post. Volte sempre que puder!
      Beijos!

      Excluir
  10. Realmente são dicas valiosas! Ainda mais nesse frio que chegou com tudo, é quase que inevitável não ficar doente, por isso é bom se prevenir. Parabéns pelo post. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem razão Juliana, é quase inevitável mesmo. Obrigada pelo elogio, viu!
      Beijos!

      Excluir
  11. Poxa vida, final de semana o resfriado me pegou, ja sou alergica entao as vezes confundo os sintomas. Otimo post, eu estou tomando de tudo kkk bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita Suzi, deve ser complicado mesmo saber os sintomas de cada um. Te desejo melhoras, se cuida.
      Beijos!

      Excluir
  12. Nossa o clima realmente está uma loucura! Acordamos com calor e temos sempre conosco uma bela blusa, é incrível. Eu realmente não sabia a diferença entre resfriado e a gripe propriamente dita, muito interessante pois temos costume de tratar como a mesma coisa né? Todo ano tento tomar a vacina, mto bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daiana nem me fale...acordamos de manhã e está aquele frio, no meio do dia um calor...vai entender rs' Muitas pessoas confundem mesmo, inclusive a mim.
      Beijos!

      Excluir
  13. Oi,
    Gostei muito do seu post, está muito bem explicado. Eu sofro muito com essas mudanças de tempo repentinas. Fico logo resfriada e tomo o meu chazinho de limão.
    Abrçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Márcia! um cházinho nesse frio é a melhor coisa.
      Beijos!

      Excluir
  14. Olá,
    Teve uma época que estava me alimentando mal e vivia doente. A partir do momento que mudei meus hábitos alimentares minha saúde melhorou de forma surpreendente!
    Gosto muito quando estou com resfriados ou gripe de fazer chás para ajudar na melhora e o meu preferido é o de gengibre com limão. Adorei as dicas e explicações da publicação.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Michele! uma alimentação bem feita é tudo o que você pode mudar para ter uma vida mais saudável. Depois que comecei a fazer isso dificilmente fico doente...mas de vez em quando dá aquela vontade de comer besteira (ninguém é de ferro rs')
      Beijos!

      Excluir
  15. Olá, tudo bem?

    Simplesmente amei o post, pois é um daqueles que é extremamente útil para todo mundo. Eu sofro com minha baixo imunidade, então é muito frequente eu estar resfriada, o que se torna um enorme incômodo, é muito ruim. Gostei de conhecer melhor a diferença entre uma gripe e um resfriado, muito bom isto. Também adorei as dicas. Parabéns pelo post!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo ótimo Alice! Pessoas como você sofrem mais com essa questão, entendo perfeitamente. Que bom que curtiu o post. Obrigada!!
      Beijos!

      Excluir
  16. Muito bom o esclarecimento...muitos desconhecem essa diferença e o tratamento acaba sendo ruim. Nessa época do ano eu vivo assim, gripada e com as viradas de temperatura precisamos nos cuidar e redobrar a atenção pra saúde. bjs nanimoreira.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente muitos não sabem mesmo a diferença, inclusive eu. Estou sempre aprendendo e repassando meus conhecimentos a vocês.
      Beijos!

      Excluir
  17. Eu não fazia ideia dessa diferença entre gripe e resfriado, por isso que as vezes alguns tratamentos não funcionam por não saber direito definir qual é qual!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Jéssica! Eu mesmo, pensava que tudo era a mesma coisa.
      Beijos!

      Excluir
  18. Amei o post! 💜 Extremamente útil o seu post, amei as dicas e vou seguir todas. Eu sou daquelas que é difícil gripar, mas quando gripa também hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que amou o post Kah! Sou igualzinha a você...quando chega nos derruba rs'
      Beijos!

      Excluir
  19. Oi, tudo bem?
    Achei seu post na hora certa, viu? Por que com essa mudança de tempo aqui em minha cidade, estou ficando doente praticamente uma vez a cada quinze dias!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem sim! Nossa... então segue tudo bem direitinho que não vai ficar doente com tanta frequência. Te desejo melhoras!
      Beijos!

      Excluir
  20. Oie tudo bem? Gostei do post muito bom saber da diferença entre gripe e resfriado, eu sofro com sinusite, praticamente mimha familia quase toda sofre com esse de renite, e quando chega nesse tempo frio é muito complicado sendo que não tomo remedio por conta propria porque sou alergica também alguns medicamentos, mais foi muito esclarecedor seu post. Sucesso, beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo ótimo! Realmente a sinusite é algo bem incomodo. Mas você está extremamente certa em não se auto medicar, até por que pode causar mais problemas do que solucionar. Consulte sempre um médico.
      Beijos!

      Excluir
  21. Adorei o seu post com muitas informações importantes! Realmente a gente pode acabar confundindo a gripe com resfriado. Parabéns pelo blog!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que curtiu o post Pry! É sempre bom saber a diferença para tratar do jeito certo.
      Beijos!

      Excluir
  22. Oi tudo bem?
    Adorei seu post bem informativo,sua dicas são maravilhosas estava precisando de um post assim,acredita que eu achava que gripe e resfriado era a mesma coisa não sabia a diferença,muito bom seu post parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo ótimo Alzinete!
      Que bom que gostou do post :)
      Muitas pessoas confundem mesmo. Mas agora vamos poder diferenciar um do outro sem problemas rs'
      Beijos!

      Excluir

- olá meus amores,
deixe seu comentário abaixo.